Apresentação

Olá, meu nome é Otniel Fernandes e gostaria de me apresentar. Entre muitas coisas que poderia dizer sobre mim, optarei por descrever aspectos da minha vida profissional e acadêmica, pois imagino que o que te trouxe aqui é justamente o interesse em conhecer minha "persona" profissional, certo? Se não, estou aberto a conversa. 

Vamos ao que lhe interessa — acho. Formei-me psicólogo pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e, durante o curso, dediquei-me intensamente aos estudos, inclinação que mantenho até hoje. Fui aluno destaque da turma e obtive o primeiro lugar no curso de Psicologia no ENADE. Fui muito bem orientado por um professor extremamente competente e apaixonado pela psicanálise durante meus estágios na clínica-escola e, desde então, tenho me dedicado à formação em psicanálise. 

Após a formatura, senti falta dos estudos e logo cursei uma pós-graduação em Psicologia Escolar e Educacional, pois na época trabalhava na rede municipal de ensino e considerei que esse seria um caminho interessante a percorrer. Depois disso, ingressei no curso de Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina, onde ainda estou matriculado. Cultivei o sonho de estudar em uma universidade pública e estou conseguindo vivê-lo, com colegas e professores incríveis. A Filosofia sempre foi uma área do conhecimento que me interessou profundamente, mesmo antes da Psicologia. Também gostava muito de teologia durante a adolescência.


Profissionalmente, como alguém inclinado à vida acadêmica, enfrentei algumas dificuldades e desafios consideráveis, pois nunca me adaptei com facilidade a ambientes laborais, embora exerça função produtiva desde criança. Encontrei-me, de fato, no serviço público, onde desenvolvi o pensamento crítico e o amor por uma perspectiva histórica e social dos fenômenos humanos. Desde então, tenho me engajado na luta pela transformação social e pela emancipação de todos aqueles que são moídos pelo atual sistema de produção, que gera em larga escala mazelas físicas e mentais. 

Trabalhei na rede de ensino, como já mencionei, e também na rede pública de saúde. Atualmente, sou psicólogo concursado no Sistema Único de Assistência Social no município em que resido. Atendo a população durante o dia, estudo à noite e, em alguns momentos, atendo pacientes nas modalidades presencial e online. Também integro o projeto Saúde Mental Camarada, participando organicamente da manutenção dessa obra tão importante. Em 2024, integrei o Conselho Fiscal do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12), experiência que ampliou minha compreensão sobre a gestão da categoria e o compromisso ético e social da Psicologia.

Acho que é isso… ah, gosto muito de música, cinema, literatura e as diversas expressões da cultura popular brasileira. Isto torna a vida mais bela. 

Neste blog artesanal, você poderá ler alguns poemas, textos curtos, além de apreciar belas obras visuais. Espero que por uns minutos os conteúdos aqui possam lhe tirar um pouco do movimento alucinado do feed. 

Espero que goste :)

Caso queira caminhar para dentro de si e experimentar a terapia, entre em contato! Ficarei contente em acompanhá-la(o) nessa viagem. 

Até!

WhatsApp: (47) 99657-4578

Instagram: @psiot_fernandes



Comentários

Postagens mais visitadas