Sabe-se que os afetos são transitórios
Sabe-se que os afetos são transitórios,
os bons afetos e os maus afetos.
Ou melhor, os afetos — sem caracterizá-los como bons ou maus.
Até porque os "maus" afetos, aqueles cálidos, ácidos,
são afetos como quaisquer outros,
e os "bons" afetos, os amores, doces, picantes e suculentos,
também são afetos como quaisquer outros.
Impressionante como os afetos são fluidos,
vêm e vão, aparecem e somem,
às vezes com uma velocidade!
Fato é que somos compostos por afetos,
e nosso ser — entendido como corpo e mente —,
é um receptáculo de tantos humores.
Mas então, como ia dizendo,
os afetos são transitórios,
tal como absolutamente tudo.
Tenho meditado sobre estas coisas,
para que os afetos penetrantes, lancinantes,
deixem de demonstrar seu poder
e que as alegrias, tão reluzentes,
também percam um pouco do seu clarão.
Quero paz
e a capacidade de sentir alegria
com o singelo.
Quero aprender a poetizar a vida,
sem precisar sentir a dor dos partos
e das partidas.
os bons afetos e os maus afetos.
Ou melhor, os afetos — sem caracterizá-los como bons ou maus.
Até porque os "maus" afetos, aqueles cálidos, ácidos,
são afetos como quaisquer outros,
e os "bons" afetos, os amores, doces, picantes e suculentos,
também são afetos como quaisquer outros.
Impressionante como os afetos são fluidos,
vêm e vão, aparecem e somem,
às vezes com uma velocidade!
Fato é que somos compostos por afetos,
e nosso ser — entendido como corpo e mente —,
é um receptáculo de tantos humores.
Mas então, como ia dizendo,
os afetos são transitórios,
tal como absolutamente tudo.
Tenho meditado sobre estas coisas,
para que os afetos penetrantes, lancinantes,
deixem de demonstrar seu poder
e que as alegrias, tão reluzentes,
também percam um pouco do seu clarão.
Quero paz
e a capacidade de sentir alegria
com o singelo.
Quero aprender a poetizar a vida,
sem precisar sentir a dor dos partos
e das partidas.
(Janeiro, 2026)





Comentários
Postar um comentário